Notícias

Evento histórico: Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

Um projeto nacional de desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho

Em 1º de junho de 2010, mais de 20 mil líderes sindicais e trabalhadores reuniram-se, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, durante a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.

Dirigentes sindicais vindos dos mais variados pontos do País, convocados por cinco centrais sindicais – Força Sindical, CGTB, CTB, CUT e NCST – reuniram-se para aprovar o documento Agenda da classe trabalhadora para um projeto nacional de desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho.

A manifestação foi mais um resultado da mobilização conjunta das centrais sindicais brasileiras, que vem marcando esta primeira década do século 21.

Ao longo dos últimos anos foram realizadas seis Marchas da Classe Trabalhadora, com bandeiras de luta como a recuperação e a criação de uma política de valorização para o salário mínimo; a redução da jornada de trabalho para 40 horas; a defesa das convenções da OIT 151 e 158, entre outras.

Alinha-se também com a Jornada pelo desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho, realizada em 2007, em que foi tornada pública a Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda, uma construção conjunta do movimento sindical, que apresentou propostas de políticas públicas defendidas pela classe trabalhadora e encaminhadas ao governo brasileiro e às lideranças empresariais com a intenção de abrir um grande debate nacional. 

Clique no link abaixo para acessar a:
Agenda para um projeto nacional de desenvolvimento