Notícias

Fome no Brasil piorou na gestão presidencial de Bolsonaro

Fome no Brasil piorou nos últimos três anos
(2020 – 2022: Governo Bolsonaro), mostra relatório da FAO

ATENÇÃO:

Foto: MDS

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou na quarta, 12 de julho de 2023, o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo e mostra uma piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil.

O relatório é referente aos últimos três anos 2020, 2021 e 2022 (gestão Bolsonaro) e aponta que 70,3 milhões de pessoas estão em estado de insegurança alimentar moderada, que é quando possuem dificuldade para se alimentar.

O levantamento também aponta que 21,1 milhões de pessoas no país estão em insegurança alimentar grave, ou seja, passam fome.

O Brasil já tinha saído do Mapa da Fome 2014/2015 e, a partir de 2016, quando houve o golpe contra a presidente Dilma, os índices só pioraram provocando o retorno do país ao Mapa da Fome em 2022.

O relatório mostra que país sofreu muito nos últimos três anos pela falta de cuidado e atenção com os mais pobres.

Nos últimos anos se tornou comum ver pessoas passando fome, na fila por ossos e catando comida no lixo para se alimentar. Isso foi a quebra e interrupção de um trabalho iniciado pelo presidente Lula em seus primeiros governos e que trouxe grandes avanços na área social.

Retomada do combate a fome no Brasil

O novo governo Lula, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, já tem trabalhado para tirar o Brasil do mapa da fome novamente

Com a implantação do novo Bolsa Família e seus novos adicionais por crianças, gestantes e adolescentes até 18 anos incompletos, o Governo Federal já retirou 18,5 milhões de famílias da linha da pobreza.

18,5 milhões de famílias representam 43,5 milhões de pessoas fora da linha da pobreza. Isso significa que elas têm uma renda per capita garantida acima de R$ 218.

Além disso, o governo já prepara o lançamento do plano Brasil sem Fome que irá trabalhar integrado com 23 ministérios.

Plano Brasil sem Fome foi construído a partir da experiência com os programas Fome Zero e o Brasil Sem Miséria, que ajudaram a tirar o Brasil do mapa da fome no passado.

O Plano Brasil sem Fome tem três eixos de trabalho:
 Acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania;
 Segurança Alimentar e Nutricional: alimentação saudável da produção ao consumo;
 Mobilização para o combate à fome;
Metas do Brasil Sem Fome e seus Eixos

🔺 Tirar o Brasil do Mapa da Fome;
🔺 Reduzir a extrema pobreza (a 2,5%) e a pobreza, com inclusão socioeconômica;
🔺 Reduzir a insegurança alimentar e nutricional.

 

Fonte: Fome no Brasil piorou nos últimos três anos, mostra relatório da FAO — Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (www.gov.br)