Notícias

Força Sindical SP debate ações sindicais diante da lei (reforma) trabalhista

O presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, e vice-presidente da Força Sindical, os diretores Leninha e Rodrigo participaram, nesta quinta-feira (31), de plenária da Força Sindical São Paulo sobre “Reformas Trabalhista, da Previdência e terceirização – quais serão os impactos e alternativas nas relações capital e trabalho”.

O evento teve como palestrantes o professor da USP e economista Hélio Zylberstayn, o consultor da Força São Paulo e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB, César Augusto de Mello, e o coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre.

César Mello explicou os retrocessos da reforma trabalhista e suas inconstitucionalidades e como a reforma tem o intuito de enfraquecer e desmontar as entidades sindicais.

Ele citou como exemplos do desmonte a aprovação do fim do custeio sindical, a criação de comissões de empregados nas fábricas sem a participação dos sindicatos, homologação nas empresas sem o sindicato, a precarização das relações e das condições de trabalho por meio da terceirização.

“Sabemos por que a reforma foi feita e vamos resistir, com muita luta, contra esse retrocesso e impedir sua aplicação”, afirma Miguel Torres.

A advogada do Sindicato dra. Liliam Pascini participou da plenária e alertou as entidades sobre a importância de estarem atentas para garantirem nas convenções coletivas de trabalho cláusulas de proteção contra demissões coletivas, que devem ocorrer em função da terceirização sem regras.

O evento contou com a participação do presidente da Força São Paulo, Danilo Pereira, de dirigentes e advogados de outras entidades sindicais e categorias.