Notícias

Governo tem dinheiro para reajuste maior nas aposentadorias, afirma relator


Seminário dos aposentados em agosto discutiu o movimento pelo aumento maior dos benefícios

Boa notícia para os aposentados e sindicalistas que estão mobilizados em Brasília pelo aumento real nas aposentadorias. O relator setorial do Trabalho, Previdência e Assistência Social do Orçamento 2012, deputado Efraim Filho (DEM-PB), calculou que o governo tem recursos para dar um aumento acima da inflação para as aposentadorias maiores que o mínimo (R$ 545).

O parecer foi apresentado na última sexta-feira (9) e pede ao relator-geral do Orçamento Arlindo Chinaglia (PT-SP) que conceda o reajuste. Efraim argumenta que a arrecadação da Previdência vem aumentando, pois há mais trabalhadores com carteira assinada, ganhando mais.

“Em Brasília, estamos defendendo a aprovação da Emenda que apresentei ao Orçamento, para que os aposentados e pensionistas tenham um reajuste de 11,7%, correspondente à reposição da inflação, acrescida de um aumento real em decorrência do crescimento do País. Acreditamos que o aumento, além de ser justo com os aposentados, é bem-vindo neste momento em que a economia mostra sinais de desaquecimento. Mais recursos no bolso dos aposentados significam distribuição de renda, aquecimento do comércio, lucros para as indústrias e geração de empregos”, afirma o deputado Paulinho da Força.