O representante da Força Sindical no GTT afirmou que a Norma estabelece
cursos de qualificação para que a implantação da NR seja bem-sucedida
O Grupo de Trabalho Tripartite – empregados, empresários e governo – está concluindo a Norma Regulamentadora (NR) 34, que disciplina condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval. Representam a Força Sindical no GTT, Marco Antonio Lagos de Vasconcellos, diretor de Saúde e Segurança da Força Sindical do Rio de Janeiro e Jorge Farias, do Sindicato Nacional dos Aposentados.
Segundo Vasconcellos, a norma regulamentadora estabelece cursos de qualificação de trabalhadores para usar estas normas com requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente nas atividades da indústria de construção e reparação naval em navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, entre outros.
A NR 34 define responsabilidade dos empregadores, dos empregados, capacitação e treinamento, ouso de equipamentos de proteção, emergências, escadas, rampas e passarelas, entre outros.
“A construção naval ganha impulso em vários estados. Só em Marica, no Rio de Janeiro temos a expectativa de criação de cinco mil empregos”, afirmou Vasconcellos. Outros estados que estão com investimentos significativos nestas áreas são Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e a cidade de Itajaí (SC).
Fazem parte dos trabalhadores no GTT, as centrais sindicais – CUT e Força Sindical: da parte dos empresários, a CNI e, da parte do governo, os Ministérios do Trabalho e Previdência Social, além da Fundacentro.