SÃO PAULO – A indústria paulista de transformação gerou 3,5 mil postos de trabalho no mês de novembro conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgado há pouco. Frente a outubro, houve alta de 0,94% no nível de emprego do setor, nos números com ajuste sazonal. Sem esse ajuste, o índice subiu 0,15%.
Perante novembro de 2008, o nível de emprego cedeu 6,29%, com 150 mil postos de trabalho a menos. No acumulado de janeiro a novembro, o indicador declinou 1,35%, variação que equivale ao fim de 30,5 mil vagas.
Dos 22 setores analisados pela entidade, 13 abriram postos de trabalho, 6 realizaram cortes na folha de pagamento e 2 mantiveram a força de trabalho inalterada.
Os setores que mais contrataram em novembro, proporcionalmente ao ramo, foram Veículos automotores, reboques e carrocerias (+1,4%) e Móveis (1%).
No sentido contrário, os setores que mais fecharam vagas foram Couros e fabricação de artigos de couro, artigos de viagem e calçados (-2,4%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos (-2,3%).
(Vanessa Dezem | Valor)