Notícias

Mesa tripartite da construção apresenta propostas

Em nova reunião da mesa tripartite de negociação da construção pesada, realizada nesta quarta-feira (31), em Brasília, a bancada sindical apresentou propostas preliminares para o processo de recrutamento, formação e qualificação profissional, saúde e segurança nos canteiros de obra.

Os presidentes do Sindicato, Miguel Torres, da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, e o diretor do sindicato Luís Carlos de Oliveira, Luisinho, participam da mesa.

O grupo tripartite foi formado após a eclosão de greves em vários canteiros de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no País, contra as péssimas condições de trabalho e maus tratos.

O grupo é integrado por representantes da Secretaria-geral da Presidência da República, Sindicato Nacional da Construção Pesada, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, centrais sindicais, Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e Ministério do Trabalho.

O grupo de trabalho continua discutindo outras propostas que tratam da representação no local de trabalho e condições de trabalho.

As ações propostas pelo subgrupo serão levadas à Mesa de Diálogo e Negociação Tripartite e, se referendadas, farão parte do Termo intitulado “Compromisso Nacional Tripartite da Indústria da Construção para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho”.