Foto: Jaélcio Santana
Cerca de mil trabalhadores metalúrgicos presentes ao Encontro de Delegados Sindicais da categoria, realizado na sexta-feira, 15/01, no Sindicato, aprovaram as bandeiras de luta da categoria para 2010, tendo como prioridade a redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salário.
A mobilização para a conquista desta reivindicação para toda a categoria já começou, com a realização de assembleias nas fábricas, aprovação de uma agenda de mobilização pelas centrais sindicais, entre elas, a Força Sindical, e convocação de manifestações nas ruas.
Iugo Koyama
Miguel Torres, presidente do Sindicato
“Vamos promover ações no Congresso Nacional, mas, principalmente, nas fábricas. Vamos mobilizar os trabalhadores e pressionar para que as empresas negociem. Vamos buscar o diálogo, mas iremos à greve, fábrica por fábrica, se for preciso, para garantir o atendimento desta importante reivindicação dos trabalhadores”, disse Miguel Torres, presidente do Sindicato.
A pauta de bandeiras aprovadas inclui a estabilidade para o delegado sindical, o trabalho decente, mais segurança nas fábricas, fim das contratações irregulares e aumento real de salário, entre outras.
SELO COMEMORATIVO
O Encontro foi, também, uma comemoração ao Dia do Delegado Sindical, criado no 11º Congresso da categoria, realizado no ano passado, em memória de Manoel Fiel Filho, trabalhador metalúrgico morto em 17 de janeiro de 1976 nas dependências do DOI-CODI durante a ditadura militar.
Em sua memória, o Sindicato lançou um selo comemorativo e rendeu-lhe uma homenagem na pessoa de sua esposa, Thereza Martins Fiel; da filha, Marcia Fiel, e do neto, Gabriel, presentes ao evento.
Jaélcio Santana
A família de Fiel Filho participa do lançamento do
selo em memória do operário morto na ditadura
Foto de Iugo Koyama