Os 40 metalúrgicos da Alvatec Ferramentaria e Estamparia, localizada na Avenida Mutinga, 2.950, Jaraguá (região oeste de São Paulo), paralisaram as atividades na sexta-feira, 23 de outubro.
Segundo David Martins, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, a empresa faz parte do setor patronal Grupo 10 e não quis negociar diretamente com o Sindicato a pauta da Campanha Salarial.
“Além do aumento real e da jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial, os companheiros da Avaltec reivindicam novos uniformes, um item de segurança muito importante para a categoria. Hoje, a maioria está trabalhando com roupas próprias, o que representa gasto desnecessário para os trabalhadores”, informa David.
Os trabalhadores voltaram à fábrica nesta segunda-feira (26), para participar de uma nova assembleia e decidir os rumos do movimento.
“Estamos paralisando as atividades, fazendo assembleias e buscando acordo direto com as fábricas. Onde houver intransigência patronal haverá greve!”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato e vice-presidente da Força Sindical.
Reivindicações – A categoria reivindica 10% de aumento salarial (reposição da inflação + aumento real), piso salarial único, jornada de 40h semanais e renovação de todas as cláusulas sociais da convenção coletiva.
A Campanha Salarial 2009 é unificada com outros 52 sindicatos metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, e envolve cerca de 800 mil trabalhadores. A data-base é 1º de novembro. Na base de São Paulo e Mogi das Cruzes são cerca de 270 mil trabalhadores.
Diretor David e os trabalhadores da Avaltec em greve