Notícias

Metalúrgicos em passeata levam hoje pauta de reivindicações à FIESP

Os metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo vão fazer uma grande manifestação e a entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial Unificada da categoria hoje, quarta-feira, dia 12, à Fiesp (Federação das Indústrias do ESP). A partir das 9h, haverá concentração dos trabalhadores na rua Mato Grosso, esquina com rua Pará, bairro Higienópolis, ao lado da Federação dos Metalúrgicos e, de lá, seguir rumo à Fiesp, na avenida Paulista, 1.313. A manifestação vai reunir trabalhadores metalúrgicos de São Paulo e do Interior, ligados aos 53 sindicatos filiados à federação e à Força Sindical. Ao todo, a categoria reúne cerca de 700 mil trabalhadores, com data-base em 1º de novembro.

“Quero dar os parabéns ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, o Cidão, por ter reprovado na assembléia da GM (General Motors) os 2,5% de aumento real oferecido pelas montadoras. Depois dos banqueiros, este é o setor que mais ganhou dinheiro no Brasil neste ano. Este setor vem crescendo de 8% a 10% ao mês. Portanto, eles podem dar um aumento real maior para os trabalhadores”, afirma Eleno Bezerra, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Na pauta à Fiesp os trabalhadores reivindicam 12% de aumento salarial, piso salarial de R$ 900, fim da terceirização ilegal, Participação nos Lucros ou Resultados nas empresas com até 30 trabalhadores, redução da jornada de trabalho, entre outras.

Outra proposta a ser apresentada aos patrões é a unificação salarial. Eleno Bezerra, que também preside a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, orienta que esta campanha seja nacional: “É inaceitável que um metalúrgico de Camaçari, na Bahia, tenha um salário até 50% menor que um trabalhador que executa a mesma função em uma fábrica do ABC em São Paulo”, afirma.

Fonte: Imprensa Sindicato