Notícias

Micro e pequenas indústrias começam a demitir

As micro e pequenas indústrias do Estado de São Paulo começaram a demitir, segundo o Simpi-SP (sindicato do setor). Levantamento da entidade aponta que, entre 400 empresas consultadas com até 50 funcionários, 55 precisaram demitir no último ano. O número de postos de trabalho sacrificados supera os 400, de acordo com Joseph Couri, presidente do sindicato, que atribui a crise à concorrência desleal de produtos importados.

“Isso dá entre sete e oito funcionários demitidos por empresa”, afirma. Mais de 40% dos empresários citaram práticas desleais de concorrência. “E não estou falando só de China”, diz. Entre as que ainda não começaram a dispensar trabalhadores, 70 tinham possibilidade de contratação, mas abandonaram os planos. “Na crise de 2008, foram as micro, pequenas e médias empresas que mantiveram e geraram empregos enquanto as grandes demitiam, frente ao cenário globalizado.”

Couri afirma que “se quem gerou começa agora a demitir, isso significa que o governo deve se preocupar”. O estudo também indica que o peso da folha de pagamento no total de despesas das empresas consultadas ficou em 27,7% em média e que 33% buscaram financiamento no último ano