“A nossa categoria demonstrou, mais uma vez, porque é considerada a mais organizada de todo o País. Diante da intransigência de alguns grupos patronais, os metalúrgicos apoiaram o Sindicato e o comando de negociações, participaram das assembléias de mobilização nas fábricas, fizeram paralisações, acompanharam os boletins informativos do Sindicato e, por fim, aprovaram os significativos reajustes salariais com aumentos reais.
O nosso Sindicato liderou, com outros 53 sindicatos do Estado de São Paulo e a nossa Federação, de forma persistente e estratégica, uma campanha salarial difícil, num momento de crise financeira mundial e, principalmente, em função das lamentações e do posicionamento difícil de alguns grupos patronais, que tentaram colocar na mesa de negociação o problema da crise como empecilho para um bom reajuste.
Mas estávamos preparados. Tínhamos em mãos os índices econômicos positivos do crescimento da economia dos últimos 12 meses, e os números do aumento da produtividade e da produção nas indústrias metalúrgicas, que evidenciam um ano de crescimento e enriquecimento real dos setores produtivos.
Antes de tudo, porém, tínhamos consciência da importância da nossa luta, da expectativa dos trabalhadores, organização e espírito de equipe. Nada, portanto, poderia diminuir a nossa força e brecar as nossas conquistas salariais.
Parabéns, companheiros(as)!”
Miguel Torres
Presidente do Sindicato
Clique aqui para ampliar a Tabela dos Reajustes