Notícias

Miguel Torres recebe a FITIM em São Paulo

A Força Sindical sediou na segunda-feira, 31 de maio, reunião entre a diretoria da CNTM e o presidente da FITIM-Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Berthold Huber, entre outros representantes da FITIM, do IG Metall (Sindicato dos Metalúrgicos da Alemanha) e da Fundação Friedrich Ebert.

“O objetivo da reunião foi fomentar o intercâmbio de informações entre as entidades, sobre suas respectivas estruturas e ações sindicais em defesa dos metalúrgicos, e debater a atual situação econômica mundial”, afirmou Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical.

O Dieese/CNTM iniciou o encontro com uma demonstração de dados sobre a crise econômica mundial e como o Brasil conseguiu superá-la com o apoio do movimento sindical brasileiro na elaboração de medidas que garantiram os empregos, o poder aquisitivo da população e a produção.

Depois, os líderes da CNTM falaram sobre as recentes lutas do movimento sindical brasileiro em defesa dos direitos dos trabalhadores, da conquista dos aumentos reais de salário, do aumento do salário mínimo e das aposentadorias, e sobre os próximos desafios como, por exemplo, a retomada da mobilização pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, para gerar emprego e mais qualidade de vida para a classe trabalhadora.

Nossos dirigentes também apontaram problemas como, por exemplo, as ações antissindicais realizadas por empresas contra o movimento sindical e contra os direitos dos trabalhadores e a alta rotatividade no setor metalúrgico.

A CNTM foi representada pelo presidente Clementino Vieira, pela vice-presidente Mônica Veloso, pelo diretor de finanças Geraldino dos Santos, pelo diretor de relações internacionais Edison Venâncio e pelo diretor de relações parlamentares Carlos Lacerda.