Foram realizadas em Brasília, na quarta, 4, e quinta, 5 de outubro de 2023, mais debates com centrais sindicais brasileiras sobre os temas Negociação Coletiva e Sistema Sindical.
As reuniões de quarta, 4 de outubro de 2023, em Brasília, foram com os Ministros do TST, presidente Lelio Bentes Corrêa e Kátia Magalhães Arruda, e entre patrões e centrais sindicais na CNI.
Nesta quinta, 5, a reunião foi tripartite, com participação o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do governo Lula.
O presidente Miguel Torres, da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, explica que estas reuniões e encontros são necessários para que o projeto de fortalecimento das negociações coletivas e do movimento sindical brasileiro, representativo e atuante, seja encaminhado com muito respaldo jurídico e social.
Recentemente o STF aprovou ser constitucional a contribuição assistencial/negocial, por 10 votos a 1, tanto para os trabalhadores sócios quanto para os não sócios. Há, porém, muitas fakenews tentando enfraquecer o sindicalismo e prejudicar a própria classe trabalhadora, pois não é o retorno do imposto sindical.