Diretoria

Lula participa do lançamento da Campanha Salarial 2021

 

Lula
Miguel Torres
Dirigentes metalúrgicos
Eliseu e Magrão

Em videoconferência nesta terça, 10 de agosto, representantes dos 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo iniciaram a Campanha de Negociação Coletiva 2021, com debates sobre como alcançar um reajuste salarial digno para os cerca de 700 mil metalúrgicos no Estado, manter as conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho e ampliar os benefícios.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encontro, parabenizou a união dos trabalhadores metalúrgicos, criticou o desgoverno Bolsonaro, apontando os erros do governo nas áreas econômica, política, social e de saúde, e disse que é preciso fazer uma campanha com a “cabeça erguida”, pois os patrões costumar dizer que o custo brasil é culpa dos direitos dos trabalhadores. Lula sugeriu que a campanha dê destaque para a importância da vacinação e do uso de máscara contra a covid.

A campanha também reivindicará a obrigatoriedade da homologação nos sindicatos, a obrigatoriedade da negociação de PLR/PPR, um programa de prevenção à covid e o vale gás, entre outras reivindicações. 

Para Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, na atual conjuntura, os direitos dos trabalhadores serão atacados ferozmente pelo setor patronal. “Temos que garantir as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho e fazer da campanha salarial um momento oportuno para dialogar com a categoria sobre a necessidade de termos uma bancada trabalhista maior e mais expressiva no Congresso Nacional”.  

“A categoria metalúrgica com certeza irá estar empenhada nesta luta e consciente de que precisamos assegurar as conquistas para podermos avançar”, diz o presidente da Federação, Eliseu Silva Costa.