Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Dirigente rebate lobby patronal contra aplicação da NR-12

unnamedO movimento sindical reage à pressão patronal contra a Norma Regulamentadora número 12 (NR-12), que estabelece as regras para a segurança do trabalho de operadores de máquinas e equipamentos, principalmente na indústria.

O responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, diretor Luís Carlos de Oliveira (Luisinho), defende a aplicação da norma, argumentando que o parque industrial brasileiro é muito antigo e as máquinas utilizadas são inseguras.

“A NR-12, durante muito tempo, foi objeto de debate entre Sindicatos de trabalhadores, representantes patronais e o governo, que buscaram soluções para que esse maquinário seguisse sendo utilizado, mas de maneira segura para os trabalhadores”, destacou, durante entrevista ao Plantão Sindical desta quarta (3) em nossa Rádio Web .

Luisinho rebateu o lobby dos empresários, que alegam custos elevados para a adequação das indústrias. Segundo o sindicalista, os gastos decorrentes de acidentes de trabalho são maiores.

“Alguém já pensou no custo que um trabalhador mutilado tem para a sociedade? Como aceitar, conhecendo a realidade de acidente de trabalho no Brasil, que esse parque industrial antigo siga em funcionamento, causando morte e mutilação? Isso é irresponsável”, argumenta.

Ouça – A íntegra da entrevista está no SoundCloud da Agência. Confira.