Notícias

Sindicato abriga haitianos na antiga subsede

Sensível à situação dramática dos haitianos que chegaram a São Paulo fugidos da miséria e da guerra em seu país e em busca de trabalho, o nosso Sindicato, numa ação conjunta com a Superintendência Regional do Trabalho, abrigou cerca de 40 desses companheiros na antiga subsede no bairro do Tucuruvi, na Avenida Guapira, 920, zona norte da capital.

O grupo estava instalado na Igreja da Paz, no Glicério, que está com superlotação, e chegou à antiga subsede no dia 30 de abril. A Força Sindical fornece alimentação e, o Sindicato, produtos de higiene pessoal e colchonetes.

Os assessores de diretoria Marquinhos e Gildásio estão acompanhando o pessoal dia e noite e informam que os vizinhos e comerciantes também estão solidários nesta luta.

A maioria dos haitianos levados pra subsede, porém, já tirou a carteira de trabalho e foi para outros Estados e para o Interior com emprego garantido.

“Esta é uma ação que não está separada da luta sindical. A luta pela dignidade e pela inclusão faz parte defesa dos direitos não só trabalhistas como sociais. Defendemos o trabalhador, seja ele brasileiro, haitiano ou de qualquer nacionalidade onde quer que ele esteja e precise de nós”, afirma o presidente do Sindicato e da Força Sindical, Miguel Torres.

O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, ajudou na negociação com os representantes da igreja onde a maioria dos haitianos está abrigada.