Notícias

Sindicato amplia acordos de redução da jornada

A campanha pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, deflagrada pelo Sindicato no início da Campanha Salarial 2013, em setembro, está dando resultado positivo. 

assembleia que aprovou a pauta de reivindicações salariais aprovou também a proposta da diretoria, de intensificar a campanha pelas 40h nas fábricas, com objetivo de ampliar o número de acordos na categoria e pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto da redução da jornada, que está parado na Casa.

Em dois meses -setembro e outubro- foram fechados mais de 43 acordos diretos com as empresas, beneficiando mais de 6.400 trabalhadores. A campanha vai continuar já que o objetivo é garantir a redução da jornada pra toda a categoria.

“Jornada menor é sinônimo de menos doenças do trabalho, menos acidentes, mais descanso e tempo para a família”, afirma o presidente do Sindicato e da Força Sindical, Miguel Torres.

Sindicato

Assembleia na Cirmont-Circuit

Os 80 trabalhadores da Cirmont-Circuit, na zona leste, conquistaram a redução da jornada, sem redução de salário. De acordo com o diretor do Sindicato Uélio, o acordo aprovado em assembleia na segunda-feira, dia 4, estabelece a redução de 44h para 43h a partir de janeiro próximo. No ano que vem, sindicato e empresa vão continuar negociando a redução em mais uma hora.

Iugo Koyama

Assembleia na Metalzul

Os 380 trabalhadores da autopeças Metalzul, na zona sul, conquistaram a redução da jornada de 44h para 40h semanais, sem redução de salário. O acordo, negociado pelo diretor Nivaldo Buga, foi aprovado em assembleia no dia 1º de novembro e começa a valer já este mês.

Segundo o diretor, o pessoal trabalhava em sábados alternados, das 5h50 às 14h20 (1º turno) e das 14h20 às 23h (2º turno). Agora vai trabalhar das 6h às 11h (1º turno) e das 10h às 16h (2º turno). O turno intermediário e o pessoal administrativo estão saindo meia hora mais cedo durante a semana e não trabalham aos sábados.

Vitória da mobilização, que teve apoio dos assessores Isaias e Biro.