Fotos Iugo Koyama
Cerca de 60 trabalhadores metalúrgicos participaram do Curso de Formação de Delegados Sindicais nível III, realizado pelo Sindicato na sexta-feira e sábado passados.
As atividades começaram no Sindicato, com uma palestra com técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico), sobre a importância de órgão que presta assessoria econômica às entidades sindicais, e foram encerradas no Clube de Campo, em Mogi das Cruzes.
A técnica explica o trabalho do Dieese
Lá, os delegados se dividiram em grupos para discutir sobre a palestra e opinar sobre o trabalhado desenvolvido pelo Dieese; assistiram o filme “República do Brasil”, um documentário sobre “Jornada de Trabalho” e um vídeo sobre “encargos sociais”, e também fizeram discussão em grupo desses temas.
“É oferecendo informação e debatendo que vamos construindo unidade e conscientizando para a importância da luta pelos direitos nas fábricas e também para o fortalecimento da categoria”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato.
Para o secretário-geral, Arakém, os cursos são importantes para a organização dos trabalhadores, para o fortalecimento das ações de reivindicação, ajudam a dar posicionamento nas negociações com os patrões, enriquecem o intercâmbio de informações do Sindicato com os trabalhadores e entre a própria base.
Vice-presidente Pereira fala aos trabalhadores
O vereador Claudio Prado (ao microfone), o vice-presidente Pereira, os diretores David e Valdir