Clique aqui ou na imagem abaixo para acessar o pdf do Boletim O Metalúrgico
Campanha Salarial:
Metalúrgicos realizam ato de mobilização na zona leste nesta 5ª feira
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi realiza nesta quinta-feira, dia 14, às 8h, um grande ato de mobilização da Campanha Salarial Unificada, na zona leste da capital.
O local será praça Lorenzetti, chamada de Ilha do Sapo, e reunirá trabalhadores de várias empresas metalúrgicas das regiões leste e norte, além de dirigentes sindicais dos 53 sindicatos do Estado, filiados à Federação dos Metalúrgicos e à Força Sindical.
O presidente do Sindicato, Miguel Torres, informa que as negociações já começaram, mas os patrões ainda não apresentaram proposta. “Queremos aumento real de salário compatível com o crescimento da economia e vamos intensificar a mobilização e preparar a categoria para a greve, se for preciso.”
Miguel Torres destaca a pressão que será feita contra o Grupo 10 – encabeçado pela Fiesp (Federação das Indústrias do ESP), que não fechou acordo no ano passado. “Os acordos que fizemos foram por empresa, e o dissídio está na Justiça. Não vamos aceitar a falta de acordo este ano”, alerta Miguel.
Outras reivindicações
A pauta deste ano é basicamente econômica, com as reivindicações de valorização do piso salarial, redução da jornada de trabalho, combate à demissão imotivada, qualificação profissional, licença-maternidade de 180 dias e garantia de emprego ao acidentado no trabalho e portador de doença profissional, entre outras.
O próximo ato de mobilização da Campanha Salarial Unificada será no dia 21 de outubro, às 8 horas, na zona sul da capital.
A data-base da categoria é 1º de novembro e envolve cerca de 800 mil trabalhadores, representados por 53 sindicatos metalúrgicos do Estado, mais a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
www.metalurgicos.org.br