Notícias

Sindicato realiza o 10º Encontro de Cipeiros nesta sexta-feira


Máquina para produzir, não para acidentar!” Este é o tema do 10º Encimesp – Encontro de Cipeiros Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, que o Sindicato, por meio do seu Departamento de Segurança e Saúde (DSST), vai realizar nesta sexta-feira, dia 10, em sua sede – rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.

Além de cipeiros, o encontro reunirá técnicos de segurança do trabalho; será realizado das 9h às 16h30 e contará com duas palestras, seguidas de debate.
As palestras vão tratar da questão da máquina segura, como as prensas, grandes responsáveis pela mutilação de mãos e dedos, e conceitos e gestão dos programas de prevenção. Serão ministradas por dois especialistas na área de automação e de segurança do trabalho, consultoria técnica, representantes na CPN-IM (Comissão Permanente de Negociação da Indústria Metalúrgica) e na Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O coordenador do DSST, Luís Carlos de Oliveira, explica que o conceito que se tem é que as máquinas são criadas  para produzir, mas, hoje, quando pensa em máquina, há a obrigação moral e social de se produzir com qualidade e segurança. “A máquina tem que ser concebida com segurança, pensando no trabalhador que vai operá-la. Não é depois que ela mutila que vamos pensar em proteção”, afirma.

A Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato estabelece que qualquer tipo de máquina, sobretudo as prensas, só pode operar se tiver proteção. “Nosso objetivo é consolidar a questão da segurança, nas máquinas e equipamentos e termos, cada vez mais, ambientes de trabalho saudáveis”, reforça Miguel Torres, presidente do Sindicato e da Força Sindical.