Notícias

Temer decide incluir parlamentares na reforma da Previdência

VALDO CRUZ, LAÍS ALEGRETTI, MAELI PRADO, MARINA DIAS, DANIEL CARVALHO – DE BRASÍLIA

O presidente Michel Temer decidiu incluir os parlamentares na reforma da Previdência que será enviada nesta terça-feira (6) ao Congresso Nacional. Os políticos entrarão nas regras atuais, mas terão uma transição diferente, segundo apurou a Folha. A informação foi divulgada pelo presidente em sua conta no Twitter. “Reformada #Previdência valerá para todos: desde políticos e servidores públicos a trabalhadores da iniciativa privada”, publicou.
Os militares ficarão de fora da proposta de emenda à Constituição e, até a última decisão do presidente, bombeiros e policiais militares também serão poupados. Conforme antecipou a Folha, o Palácio do Planalto entende que esse é um assunto dos governadores, já que a aposentadoria desses profissionais é paga pelos Estados. Interlocutores do presidente, no entanto, já admitem que a decisão pode mudar após conversa com os líderes do Congresso Nacional.
Temer fez nesta segunda (5) o anúncio do envio da proposta, mas não detalhou o texto. Os únicos pontos da reforma que foram antecipados foram uma idade mínima de 65 anos e uma transição a partir dos 50 anos. O presidente não explicou se haverá uma diferenciação no período de transição de homens e mulheres.