Notícias

Trabalhadores debatem Projeto que prevê reestruturação do Ministério do Trabalho

Representantes das centrais sindicais no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) estiveram reunidos na tarde dessa segunda-feira (30), na sede da Força Sindical, para debater o Projeto de Lei do governo federal que prevê a reestruturação do Ministério do Trabalho.

O projeto segue o modelo do Ministério da Saúde, que estabelece a obrigação da União em compensar o FAT por perdas de receita com as desonerações tributárias.

Representando a Força Sindical estava presente o 1° secretário da Força Sindical, Sérgio Luiz Leite (serginho), que é conselheiro no Codefat. Serginho avaliou que este não é um momento oportuno para entrar no debate de um Projeto que cria conselhos, que altera o FAT, e mexe na estrutura federal. “Acredito que é importante o debate, mas agora não é o melhor momento”.

Serginho lembra que o governo federal concedeu isenção do PIS a vários setores da economia e não garantiu nenhuma compensação e com a medida, para 2015, o FAT deixará de receber R$ 11,6 bilhões. “Para resolver as questões que envolvem o FAT não podemos deixar de abordar esses fatos geradores do desequilíbrio”, ressaltou.

O sindicalista reforça ainda que o debate deve ser ampliado para que os representantes das centrais no Codefat possam levar ao governo um posicionamento da bancada trabalhista. “É preciso um profundo debate sobre o tema para que a unidade e o consenso entre os trabalhadores prevaleça”, finalizou.