Notícias

Trabalhadores fazem ato pelo fim do fator e correção da tabela do IR

A Força Sindical e as demais centrais sindicais realizam na próxima semana um dia de mobilizações pelo fim do fator previdenciário e pela revisão da tabela do Imposto de Renda. Os sindicalistas prometem atos por todo o país, com forte mobilização no Estado de São Paulo.

O fim do fator vem sendo adiado ano a ano pelos governos desde que foi criado, em 1999, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Criado para fazer caixa para o governo, o mecanismo diminui em até 40% o valor das aposentadorias dos brasileiros, de acordo com a idade com que o trabalhador se aposentada.

Em 2010, a pressão do movimento sindical chegou a conseguir aprovar no Congresso um projeto que acabava com o fator. O texto, entretanto, foi vetado pelo então presidente Lula.

“Essa é uma luta urgente porque mostra o quanto o governo brasileiro não prioriza o trabalhador. Diminuir o valor das aposentadorias é roubar de quem já não tem, é um crime sem tamanho”, afirmou o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

A outra bandeira de mobilização, a revisão da tabela do IR vai pelo mesmo caminho. Sem a revisão, a tabela está tão defasada que há milhões de brasileiros pagando valores acima do que deveriam, ou mesmo pagando quando deveriam estar isentos. Em alguns casos, a defasagem da tabela chega a 67%!

Clique aqui e acesse este conteudo no blog do Paulinho da Força