Notícias

Tribunal julga não abusiva greve na Lumini

Fotos Paulo Segura

Coordenador Jamanta na assembleia com os trabalhadores

Em assembleia nesta sexta-feira (16), os trabalhadores da Lumini Iluminação, na zona sul da capital, comemoraram a decisão do Tribunal Regional do Trabalho que, no dia 14, julgou não abusiva uma greve de sete dias realizada em agosto, contra prática antissindical da empresa, que demitiu um funcionário por ele ter conversado com o motorista do carro de som do Sindicato, e pela redução da jornada de trabalho para 40h.
O Tribunal garantiu 90 dias de estabilidade no emprego, estendida a todas as empresas do grupo, compensação de três dos sete dias parados e determinou que a empresa negocie, em 30 dias, a questão da redução da jornada de trabalho com o Sindicato. A jornada na fábrica é de 44h semanais.
Segundo o coordenador Jamanta, que deu total apoio aos trabalhadores durante todo esse tempo, foi uma vitória importante, diante da pressão da empresa, e mostrou que a luta pelos direitos e dignidade vale a pena. O diretor Mendonça, coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, esteve na assembleia para explicar o resultado do julgamento aos trabalhadores. Para o presidente do Sindicato, Miguel Torres, a mobilização foi fundamental nesta luta. “Os trabalhadores estão de parabéns”.
Miguel também defende a redução da jornada como fator de desenvolvimento social e econômico, tanto para a empresa quanto para os trabalhadores.
Toda a diretoria do Sindicato deu apoio aos trabalhadores.


Diretor Mendonça

Coordenador Jamanta