Saulo Luz
No Brasil, os principais cadastros de restrição ao crédito são: Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os Cadastros Informativos (Cadin) – que lista os inadimplentes junto a órgãos públicos (Municipal, Estadual e Federal), e o Cadastro de Emitentes de Cheque Sem Fundo do Banco Central (CCF).
Para saber se seu nome está no SPC ou na Serasa é preciso ir pessoalmente às sedes. Os endereços dos pontos de atendimento do SPC devem ser procurados através das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e Associações Comerciais de cada cidade. Procure através do guia de telefones. Em São Paulo, o SPC pode ser consultado nos endereços: rua Boa Vista, 62, Centro ou rua Gabriela Mistral, 199, Penha.
O endereços das unidades Serasa podem ser consultados na internet: http://www.serasa.com.br/empresa/agencias/. Na capital, o local fica na rua Antonio Carlos, 434, Cerqueira Cesar, CEP 01309-010 (a solicitação pode ser feita por carta). Os bancos também costumam fornecer informações sobre cadastros no SPC, Serasa aos seus clientes. Fale com seu gerente ou um atendente de seu banco.
Já quem está incluído no Cadin, normalmente recebe um comunicado obrigatório, enviado via correio.
para consultar o Cadin estadual, acesse o site www.fazenda.sp.gov.br/cadin_estadual. Clique na opção “Consulta Comunicados”. Informe seu CPF ou CNPJ e o número/ano do último comunicado Cadin que recebeu.
No Cadin Municipal, o site é: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadin/Pesq_Deb.aspx.
Já para consultar o Cadin Federal e o CCF, é preciso ir a um dos endereços do Banco Central com o RG original e cópia do CPF. Veja os endereços em: http://www.bcb.gov.br/?ENDERECOS. No caso do CCF, as instituições financeiras também podem prestar essa informação, gratuitamente.