Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

A luta pela jornada de 40 horas continua. Participe!

“Depois de uma semana de intensas mobilizações em frente à Fiesp, o nosso Sindicato continua mobilizado na campanha da Força Sindical e demais centrais sindicais pela aprovação da PEC 231/95, que reduz para 40 horas a carga de trabalho semanal no País, sem redução salarial, e aumenta a remuneração das horas extras de 50% para 75%.

É bom lembrar alguns benefícios da medida para a classe trabalhadora: geração de 2,2 milhões postos de trabalho (dados do Dieese), mais qualidade de vida, mais segurança nos locais de trabalho e tempo livre para a qualificação profissional, lazer e convívio familiar.

A expectativa, agora, é pela votação da proposta no Congresso Nacional.

Acontece que os empresários não querem votação do projeto na Câmara dos Deputados e não estão abertos para negociar a redução diretamente com os Sindicatos. Na prática, os patrões só negociam sob pressão ou com a fábrica parada (greve).

Só neste ano de 2010, fechamos cerca de 30 acordos de redução, beneficiando mais de dez mil trabalhadores. Alguns acordos fixam a jornada de 40 horas já a partir deste ano, enquanto outros estabelecem uma redução gradativa. E temos várias negociações agendadas.

Vale destacar que a produtividade está em alta e isto mostra que a redução da jornada é possível. Vamos persistir na luta até a conquista desta importante medida geradora de emprego, renda, consumo e crescimento econômico. Nós vamos pressionar os congressistas e os empresários terão que decidir se querem negociação ou greve.

Enviei uma carta ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, dizendo que os trabalhadores querem saber quando será a votação do projeto das 40 horas no Congresso Nacional e lembrando que ele (Temer) comprometeu-se no 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, em junho de 2009, a levar a votação no plenário e garantir a votação de matérias de interesse do povo brasileiro.

Precisamos, porém, do apoio de todos nesta luta. Acesse aqui, no site da Câmara Federal, os nomes, os telefones e os e-mails dos deputados federais para que você possa enviar uma mensagem aos parlamentares reivindicando a votação e aprovação das 40 horas semanais, sem redução de salários. Participe!”

Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical