Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Centrais em vigília contra veto à fórmula 85/95

260aMiguel“A Força Sindical e as demais Centrais estão em Brasília para realizar, em frente ao Palácio do Planalto, uma vigília contra o veto presidencial à fórmula 85/95, já aprovada no Congresso.

A fórmula é uma alternativa ao Fator Previdenciário, que, por sua vez, achata o valor das aposentadorias, fazendo com que o trabalhador se aposente mais tarde contribuindo por mais tempo com a Previdência. A vigília acontece hoje (16) e termina amanhã, data limite para a presidenta sancionar ou vetar a medida.

Nossa luta pelo fim do Fator vem desde 1999, ano de sua criação, com o claro objetivo de reduzir o valor dos benefícios quando de sua concessão. Apesar de não termos conseguido acabar com o mecanismo, a fórmula ao menos ameniza o prejuízo a que o trabalhador estava sujeito ao requerer sua aposentadoria, oferecendo-lhe a oportunidade de optar por este ou aquele modelo na hora de se aposentar.

Ressaltamos que só chegamos aonde chegamos pelo nosso esforço conjunto e nossa pressão, e agora não podemos retroceder (digna de nota, também, a atuação do deputado Paulinho no Congresso Nacional). Essa arbitrariedade contra quem tanto fez para o desenvolvimento do País tem de acabar. Os maiores prejudicados com o Fator são justamente aqueles que começam a trabalhar mais cedo, ou seja, os mais pobres.

Com a vigília, queremos sensibilizar a presidenta Dilma para que sancione a fórmula 85/95. Não aprová-la é um retrocesso social e trabalhista, e uma frustração aos trabalhadores brasileiros, já tão penalizados e tratados com descaso”.

Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, CNTM e Força Sindical