Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Juros: uma luta do povo brasileiro!

miguel260“Hoje começa a reunião da equipe econômica do governo, para decidir se a taxa Selic será mantida, reduzida ou aumentada (a última alternativa é a mais provável). A reunião só termina amanhã, com o anúncio da taxa de juros.

Paralelamente à reunião, a Força Sindical e as demais Centrais, ao lado de movimentos sociais, estarão promovendo uma série de manifestações de protesto contra os altos juros e em favor do emprego. As manifestações acontecerão em frente aos prédios do Banco Central em São Paulo, Brasília e Salvador, e em frente à Superintendência da Fazenda, em Goiânia (lembramos que, na última reunião do Copom, nos dias 28 e 29 de abril, os juros chegaram a 13,25% ao ano).

Com os juros altos o governo quer conter a inflação, restringindo o consumo por meio do encarecimento do crédito. Só que, mesmo assim, a inflação está aí, firme e forte. As únicas coisas que os juros efetivamente estão trazendo são a deterioração da indústria nacional, o estrangulamento da produção, a inibição do consumo, queda nos investimentos e o aumento do desemprego, frustrando tanto os trabalhadores quanto o setor produtivo e aprofundando a crise econômica.

Em resumo: estamos nas ruas por um País melhor, por uma distribuição de renda justa, por menos juros e mais empregos. Os trabalhadores não podem arcar com o ônus de uma crise que eles não provocaram. E esta luta é de todo o povo brasileiro!”.

Miguel Torres
Presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical