Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Novo curso para delegados sindicais

O nosso Sindicato promoveu mais um Curso de Formação Sindical (nível 1) na sexta-feira, 25 de julho, no Palácio do Trabalhador, sede da entidade, e no Clube da Campo de Mogi das Cruzes. O evento, que é imprescindível para o fortalecimento das lutas da categoria metalúrgica em São Paulo, reuniu cerca de 100 delegados sindicais.

Na abertura do evento, o Secretário-Geral do Sindicato e coordenador dos cursos, Miguel Eduardo Torres, afirmou que os delegados sindicais são companheiros com consciência da necessidade de organização para contribuir com o trabalho do Sindicato nas empresas.

“São eles os responsáveis pela imediata identificação dos problemas cotidianos nas fábricas, visando um ambiente de trabalho saudável e seguro, e pelo encaminhamento ao Sindicato das reivindicações dos trabalhadores. Os delegados são um elo de comunicação entre os trabalhadores e o Sindicato na mobilização das campanhas salariais”, analisa Miguel. 

Também participaram da abertura do evento os seguintes diretores do Sindicato: Juruna (Secretário-Geral da Força Sindical), Geraldino (Secretário de Relações Sindicais da CNTM e da Força Sindical), Pereira, Sales, Luisinho e Teco.

Após a abertura, os delegados sindicatos assistiram e debateram o documentário “Nossos Bravos”, um filme sobre a história da luta dos trabalhadores brasileiros no início do século XX.

Temas em debate – A Campanha Salarial 2008 foi novamente um dos principais temas deste Curso. O objetivo é  preparar a categoria metalúrgica para a elaboração de uma pauta de reivindicações e enfrentar uma campanha difícil, principalmente porque o Banco Central está responsabilizando os salários pelo aumento da inflação, e elevando os juros da economia, e os empresários já estão dizendo que não darão aumento real, justificando que não podem repassar aos preços para não aumentar a inflação.

Além disto, os delegados sindicais debateram a importância da Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais e da ratificação da Convenção 158 da OIT (contra as demissões imotivadas) e as ações em defesa do desenvolvimento, por mais investimentos no setor produtivo, pela redução dos juros e da carga tributária, por mais empregos, mais segurança e saúde nos locais de trabalho e por políticas públicas que garantam justiça social e o fim da miséria e da violência em nosso País.

Outros debates e atividades: já no Clube de Campo, os delegados sindicais participaram da exibição e do debate do filme “Eles não usam black tie”, e ficaram sabendo mais sobre a história do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da presença da mulher trabalhadora no movimento sindical brasileiro. O curso encerrou-se no sábado, 26 de julho. 

Esta iniciativa do Sindicato conta com o apoio dos assessores técnicos José Osmair Polisel (Jop), Jorge Luis Pereira (Feijão) e Valdir Chaim.