Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Prontos para as lutas de 2021

Miguel Torres

“O ano que agora se encerra foi tragicamente marcado pela pandemia do coronavírus, pela persistente crise econômica e social, pelo aumento do desemprego, do desalento, da informalidade, do trabalho intermitente e da precarização nas relações do trabalho.

Na política, registramos a estupidez de governos negativistas como Trump e Bolsonaro, mas também algumas esperanças: a eleição do democrata Biden nos Estados Unidos, a retomada de governos populares na América Latina e o repúdio a candidaturas de extrema direita nas eleições municipais do Brasil.

Ressaltamos ainda a importância da ciência para o bem comum da humanidade, na produção recorde de vacinas contra a covid-19, e o entendimento de que o Estado deve estar cada vez mais presente na Saúde, nas políticas públicas de transferência de renda e demais áreas sociais.

Também merece destaque o sindicalismo brasileiro, unificado e atuante nas campanhas de prevenção ao vírus, nas negociações que mantiveram empregos, renda e atividades produtivas e na conquista do auxílio emergencial – que precisa retornar urgente, de preferência já em janeiro, no valor original de R$ 600 mensais até o fim da pandemia.

O auxílio é uma espécie de vacina social. Sem ele, milhões de pessoas não terão nenhuma renda para consumir, nem para adquirir produtos essenciais para a sobrevivência. Um risco social imenso.

Neste sentido, a economia também sofrerá um retrocesso muito grande, pois se as pessoas não compram, o comércio não vende, as empresas quebram e não compram da indústria. Vira uma bola de neve.

Representatividade – O sindicalismo representativo é fundamental perante às mudanças no mundo do trabalho, nas políticas de transição profissional em relação aos avanços tecnológicos e à indústria 4.0 etc., nas negociações com os setores produtivos, governos e parlamentos, e deve ser respeitado por todos os demais setores da sociedade.

Vamos em 2021 reforçar este nosso protagonismo no País, as campanhas de sindicalização, o diálogo social e a nossa presença permanente junto aos trabalhadores e trabalhadoras nas empresas e portas de fábrica.

Devemos continuar reforçando os cuidados para reduzir ao máximo o contágio e as mortes pela covid-19, exigindo um plano nacional e local de vacinação, urgente, seguro e eficaz para todos, gratuitamente, pelo SUS, e agir no Congresso Nacional pela ampliação dos programas de proteção social e de renda.

Vamos lutar contra o aumento do custo de vida, dos preços dos alimentos e da energia elétrica.

E vamos, com todas as forças progressistas do País, exigir um projeto de governo nacional de desenvolvimento, com apoio aos setores produtivos e às empresas, para que consigam ter mais força para enfrentar a crise e, em contrapartida, garantam renda, benefícios e empregos de qualidade para todos.

Nosso objetivo deve ser vencer o desemprego, a pobreza, a miséria, a destruição do meio-ambiente e os ataques aos direitos trabalhistas, sociais, previdenciários e sindicais da classe trabalhadora, à democracia e à soberania nacional.

Vamos, enfim, continuar enfrentando os retrocessos, apontando caminhos para o desenvolvimento e a inclusão social e construir um País justo, solidário, igualitário e soberano. Que venha 2021. Estamos prontos para a luta! A Luta Faz a Lei”.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes