Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Reunificar com inclusão e garantia de direitos

O Brasil vive uma transição política e o movimento sindical está antenado para não permitir que setores empresariais oportunistas aproveitem este momento para reduzir ou tirar os direitos trabalhistas, sociais e previdenciários.

O vice-presidente Michel Temer defendeu a necessidade de reunificar o país, e a harmonia entre os Poderes da República e a conexão do capital com o trabalho como fundamentais para tirar o Brasil da atual crise política e econômica.

Segundo ele, o que o país mais precisa é de unidade para sair da crise. Estamos de acordo, mas deixamos claro a ele, em encontro que manteve na semana passada com as centrais sindicais, que a reunificação não pode passar pela retirada dos direitos dos trabalhadores, por meio de uma flexibilização tendenciosa da CLT, pela perda de direitos previdenciários, de medidas que tendem a jogar os aposentados em situação de miserabilidade, se houver a desvinculação da política do salário mínimo das aposentadorias.

O movimento sindical está atento e vigilante, sobretudo no Congresso Nacional, e junto ao governo federal, para pressionar pela manutenção dos direitos, ao mesmo tempo em que luta em suas bases pelos empregos e contra a recessão.

Ontem, fizemos mais uma assembleia com cerca de 1.600 trabalhadores de dez empresas metalúrgicas na Vila Carioca, zona leste de São Paulo, onde falamos das propostas que apresentamos aos governos federal e estadual para a retomada do crescimento. Nosso papel não é apenas reivindicar, criticar e cobrar medidas, também fazemos levantamentos e elaboramos alternativas que contribuam para a solução dos problemas, levando em conta a importância da produção, dos empregos e da renda para a retomada do desenvolvimento econômico e social. O Programa de Renovação da Frota de Veículos é uma proposta que ajudará a impulsionar a produção industrial e gerar milhares de postos de trabalho em toda a cadeia automotiva do país.

Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM e vice da Força Sindical

Artigo publicado no Diário de S.Paulo

640dipo