Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Trabalho Decente pelo desenvolvimento do Brasil

miguelll.“A OIT (Organização Internacional do Trabalho), formalizou, em 1999, o termo Trabalho Decente, como forma de dar uma resposta à globalização e à escassez de políticas efetivas no que se refere a crescimento e emprego.

O trabalho decente estabelece como princípios básicos o respeito aos direitos do trabalho, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social, entre outros pontos. O Brasil, signatário do compromisso com o Trabalho Decente, promoveu, em 2003, uma Agenda Nacional do Trabalho Decente.

A Força Sindical, por sua vez, com assento permanente nas discussões da OIT e parceria nas ações voltadas à implementação do Trabalho Decente no País, reconhece que importantes resultados já foram obtidos, mas que ainda resta muita coisa a ser feita.

A nossa atuação para que o Trabalho Decente seja cada vez mais abrangente vem sendo intensificada, mas é preciso que todos os atores sociais, trabalhadores, empresariado e o governo, em suas três esferas, tenham uma conscientização maior sobre o tema.

Trabalho Decente implica em um contraponto ao modelo adotado em boa parte da Europa e nos Estados Unidos, que impacta negativamente com a questão do meio ambiente, colocando, em primeiro plano, sempre o capital.

Esta luta, pelo Trabalho Decente e pelo desenvolvimento do Brasil, é de todos nós!”

Miguel Torres
presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical