Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Vontade política para sair da crise

miguel640arouca“Não há outro caminho para o governo seguir se não o da retomada e sustentação do crescimento econômico. Se insistir na manutenção de uma política que valoriza somente o sistema financeiro, causando mais inflação, juros altos e desconfiança, o Brasil não terá condições de superar a recessão. São evidentes as dificuldades das empresas em produzirem e colocarem seus produtos no mercado e, infelizmente, o desemprego tem crescido. Os avanços e ganhos de renda anteriores são uma proteção social importante contra a crise, mas tudo tem limite!

O governo precisa sair do ostracismo, dialogar com o movimento sindical unificado e os empresários – que têm compromisso com a produção e geram empregos – e criar um novo clima no País, de união das forças responsáveis e atuantes em prol de uma economia essencialmente vigorosa, com valorização da indústria nacional, do mundo do trabalho e de mais proteção social aos segmentos mais necessitados. Já apresentamos ao governo e à sociedade o Compromisso pelo Desenvolvimento, uma pauta progressista elaborada no ano passado em conjunto com importantes setores empresariais, com diretrizes pró-retomada da produção e fortalecimento industrial.

Apresentamos, também, um programa de sustentabilidade – Renovação da Frota de Veículos –, para incentivar as vendas e a produção, criar postos de trabalho no setor automotivo e contribuir com o meio ambiente, a partir da retirada dos veículos com muitos anos de uso e do fortalecimento de indústrias de reciclagem. É um programa de retomada da produção e de geração de emprego, porque para cada posto de trabalho a ser criado numa montadora, outros 18 empregos tendem a ser gerados em toda a cadeia automotiva. Esta proposta já foi experimentada com sucesso em outros países e tem tudo para dar certo aqui também. Falta o governo entrar nesta luta e ter vontade política para tirar o Brasil da recessão, colocando urgentemente em prática propostas que beneficiarão toda sociedade brasileira”.

Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.

Artigo publicado no Diário de S.Paulo – edição de 13 de abril de 2016

migs