Fotos de Paulo Segura |
O vice-presidente do Sindicato, Tadeu Morais, participou da 4ª reunião do Departamento de Memória Sindical realizada nesta sexta-feira, 20 de abril, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato. Ele destacou a importância, inclusive internacional, do Sindicato e o protagonismo da entidade na fundação do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
“O Dieese foi fundado em 1955 para desenvolver pesquisas que fundamentassem as reivindicações dos trabalhadores e conta agora com uma Escola de Ciências do Trabalho, com compromisso de reafirmar a importância das questões relacionadas ao trabalho na sociedade contemporânea, sob a ótica da classe trabalhadora. Tudo isto é muito relevante, faz parte de nossa história”, afirma Tadeu Morais.
O diretor Campos, responsável pelo Departamento de Memória Sindical, saudou os vinte companheiros e companheiras presentes à reunião, distribuiu cupons para o 1º de Maio da Força Sindical na Praça Campo de Bagatelle e falou sobre o projeto de um espaço no Sindicato destinado a fotografias, vídeos e jornais das lutas sindicais na base metalúrgica. “Não podemos esquecer que 21 de abril é o Dia do Metalúrgico, Dia de Tiradentes, em reconhecimento a uma das páginas da História do Brasil mais importantes para a conquista da liberdade”, lembra Campos.
Fortunato Américo Silvestre, ex-presidente da Atmasp/Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados, lembrou nomes importantes como Armando Suffredini, fundador do Sindicato, e Adolpho Perchon, fundador do Jornal O Metalúrgico. Fortunato doou ao Departamento o livro “Movimentos de uma história”, edição independente de 2007 escrita por Antônio Galdino, militante da esquerda nos anos 1950 e ex-dirigente sindical, e Cláudia Sartori, terapeuta ocupacional dedicada ao estudo do envelhecimento. O livro mostra experiências de organização e luta pelos direitos dos trabalhadores e aposentados.
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato