Foram apresentados nesta segunda, 15 de agosto de 2022, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, os projetos 200 Nomes e 200 Obras.
É uma significativa contribuição histórica e cultural das centrais sindicais Força Sindical, CUT, UGT, CTB, CSB e NCST e do Centro de Memória Sindical para as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Participaram da abertura do evento os consultores Clemente Ganz Lúcio e João Guilherme Vargas Netto e a jornalista Carolina Maria Ruy, pesquisadora do Centro de Memória Sindical e idealizadora dos projetos.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, disse que este trabalho coletivo demonstra a maturidade do movimento sindical, a importância dos 200 anos da Independência do Brasil e que esta celebração cívica “pertence ao povo brasileiro”.
O ato contou com apresentações musicais da centenária Corporação Musical Operária da Lapa, fundada em 1881, tocando os hinos Nacional e da Independência e as músicas Trem das Onze e Aquarela do Brasil, mensagens de dirigentes das centrais e a leitura dos 200 nomes.
O evento foi prestigiado por dirigentes sindicais de diversas categorias das 6 centrais, entre eles, diretores e diretoras do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e assistentes. Os diretores Jorge Carlos de Morais, o Arakém, secretário-geral, José Luiz, tesoureiro-geral, e João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical, também prestigiaram o histórico evento.
Acesse aqui o evento na íntegra no facebook da Força Sindical
Clique aqui e acesse a lista dos 200 Nomes