Fonte: Ilha de Notícias
Fotos Daniel Cardoso
Intenso movimento congestionou o saguão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, onde se realiza a I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (I CNETD), iniciada nesta quarta-feira (8), e para a qual estavam sendo aguadados 1.600 delegados de todo o país. Às 14h, houve reunião da Comisão Organizadora Nacional (COM) e, às 16h, a solenidade de abertura, na qual era esperada a presidente Dilma Rousseff, que foi representada pelo ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O ministro foi vaiado durante seu pronunciamento por ativistas da CUT. Às 20h, foi realizada a Plenária de Aprovação do Regulamento Interno.
COESÃO NACIONAL – A Força Sindical reuniu os delegados representantes da Central que participam da Conferência, que se realiza em Brasília, de 8 a 11 de agosto, entre eles, o presidente em exercício da central, Miguel Torres.
Coordenada por Ruth Coelho Monteiro, secretária de Direitos Humanos da Força Sindical, a reunião serviu para dar coesão à bancada, informar sobre a dinâmica da conferência e direcionar os delegados para os grupos de trabalho. Ao classificar a I CNETD como “histórica para o Brasil e o mundo”, a sindicalista manifestou o desejo da Força Sindical de apontar diretrizes progressistas para a elaboração de políticas públicas e sinalizar para o tipo de país que importa para o trabalhador.
Entre os informes, o posicionamento da Central na coordenação, secretaria e relatoria de grupos de trabalho, e também o fato de as centrais terem assumido posições concensuais em questões pontuais para o Mundo do Trabalho, como jornada de 40 horas semanais, fim do fator previdenciário e do trabalho escravo.
REPRESENTATIVIDADE – E meio a dezenas de sindicalistas, destaque para o secretário nacional de Relações Internacionais da Força, Nilton Neco, que também é membro do Conselho de Admninistração da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Sérgio Leite, presidente da Federação dos Químicos e Farmacêuticos de São Paulo e 1º secretario da Força Sindical; Alexandro Martins Costa, presidente da Força capixaba; Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária Nacional de Políticas para Mulheres; Jefferson Tiego, secretário nacional da Juventude; Rosângela Lopes, presidente da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, e Rosamary Figueiredo, da Força do Mato Grosso.
A CONFERÊNCIA – A I CNETD tem por objetivo geral a promoção de um amplo debate no território nacional envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente, a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010.
A Conferência é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e foi precedida por conferencias estaduais, distritais e municipais/intermunicipais, realizadas em 2011.
LEVANTAMENTO – Uma pesquisa de Perfil e Percepção, coordenada pela comissão nacional do evento e contento 34 questões, foi aplicada entre os delegados que circulavam no recinto da I CNETD, a fim de identificar as expectaticvas de público tão heterogêneo. Os resultados virão à tona em cerca de dois meses, quando estarão tabuladas as respostas, conforme esclareceu a consultora responsável, Diana Barbosa.
Leia mais clicando no link http://migre.me/adUiV
Abertura do evento: http://migre.me/adY50