Estamos começando 2010 mobilizados para garantir a continuidade do crescimento econômico no País, com jornada de trabalho menor, distribuição de renda, aumentos salariais, PLR, mais emprego e avanços sociais.
Não podemos esquecer que os metalúrgicos têm um longo histórico de lutas e conquistas para o conjunto dos trabalhadores e para toda a sociedade brasileira. Neste sentido, é crucial a participação da categoria na luta unitária das Centrais Sindicais pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial, para gerar emprego e mais qualidade de vida para a classe trabalhadora.
A partir da conquista dos metalúrgicos, outras categorias, com certeza, seguirão o nosso exemplo e também sairão vitoriosas. Nossa estratégia é continuar pressionando o Congresso Nacional, mas daremos prioridade à mobilização dos trabalhadores, negociando diretamente com as empresas a redução da jornada.
Vamos buscar o diálogo, mas, se for preciso, vamos parar fábrica por fábrica, para conquistar esta importante reivindicação.
Vale destacar que o setor produtivo planeja ampliar a produtividade e, neste processo de crescimento, além da possibilidade de conquistarmos melhores salários, haverá a necessidade da redução da jornada, sem redução de salário, para ampliar as contratações e garantir a competitividade.
O ano de 2010 exigirá mais esforços, mobilização e unidade nas lutas e conquistas. Participe!
Miguel Torres
Presidente do Sindicato e Vice-Presidente da Força Sindical