Coordenado pelo diretor José Francisco Campos, o Departamento de Memória Sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizou mais uma reunião com aposentados metalúrgicos e ativistas sindicais históricos.
O encontro foi nesta quinta-feira, 16 de abril, no andar térreo do Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato, rua Galvão Bueno, 782, bairro da Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim), em São Paulo.
“Além da confraternização que este tipo encontro propicia, debatemos a atual conjuntura econômica e política no País, incluindo informações sobre as lutas do Sindicato em defesa dos direitos, e abrimos espaço para depoimentos dos participantes sobre a história do nosso movimento sindical”, diz Campos.
Participaram como palestrantes: a advogada Maria Cristina Degaspare Patto, com o tema desaposentação (troca do benefício previdenciário por um outro mais vantajoso, isto é, a possibilidade de os aposentados que ainda estão na ativa, contribuindo com o INSS, aumentarem o valor recebido), e José Carlos, especialista em políticas de apoio a dependentes químicos.
Prestigiaram a reunião vários diretores do Sindicato, entre eles o secretário-geral Arakém, e assessores. “Os aposentados são importantes para o Brasil, mas infelizmente não merecem a devida atenção por parte dos governantes. Nós estamos fazendo a nossa parte, lutando pela valorização dos aposentados e pelo resgate da memória daqueles que ao longo da história lutaram pelo crescimento da nação e pelos direitos da classe trabalhadora “, diz Arakém.
Os demais diretores presentes aproveitaram o encontro para apoiar as emendas do deputado Paulinho da Força em defesa dos direitos dos trabalhadores terceirizados.