Começou nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 16 de setembro, em Viena, Áustria, a Conferência Mundial da Mulher, com delegadas de sindicatos filiados à IndustriALL de todo mundo. Mais de 40 mulheres são da América Latina e do Caribe. A Força Sindical é presença no evento com uma delegação de cerca de 30 mulheres sindicalistas.
O objetivo da Conferência é debater temas como o aumento da representação das mulheres nas organizações sindicais, inclusive na IndustriALL, e a luta por maiores níveis de igualdade no mundo do trabalho.
Mônica Veloso, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), do Brasil, participa do evento e dissertará sobre a experiência de mulheres em espaços de liderança sindical. Logo após, haverá apresentação de uma Resolução sobre representação das mulheres.
A diretora Leninha, responsável pelo Departamento da Mulher Metalúrgica do Sindicato, também participa da Conferência, juntamente com outras lideranças da CNTM (Maria Rosângela Lopes, do Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Sapucaí/MG; Vilma de Araújo Costa, dos Metalúrgicos de Teresópolis/RJ; Maria Euzilene Nogueira, Leninha, dos Metalúrgicos de São Paulo, e Roseli do Carmo Lima, metalúrgicos de Guarulhos). Pela Força Sindical participam Eunice Cabral, Ruth Coelho Monteiro, Valclécia de Jesus Trindade e Maria Auxiliadora.
Para a IndustriALL Global Union, que representa em torno de 50 milhões de trabalhadores em vários setores industriais, é urgente contar com um número maior de mulheres dirigentes sindicais.
“Quando as mulheres e os homens trabalham em conjunto são melhores as decisões tomadas e há mais poder para sindicalizar um maior número de trabalhadores. Por isto, é necessário incorporar um número maior de mulheres em cargos de direção sindical em níveis local, nacional e mundial”, diz mensagem da IndustriALL.
Saiba mais em www.industriall-union.org