Amanhã e quarta-feira – 26 e 27 de junho-, em Manaus/AM, a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos da Força Sindical) inicia sua série de seminários envolvendo cinco segmentos do segmento metalúrgico no País. Em Manaus, o segmento em discussão será o setor Eletroeletrônico. Os eventos contarão com a participação de setores empresariais, sindicalistas e técnicos do BNDES e do DIEESE.
Os seminários visam a organização da categoria metalúrgica para negociações nacionais por ramo de atividade, contemplando o alinhamento das datas-base e a unificação dos pisos salariais regionais, entre outras questões de interesse da categoria, em nível nacional. A CNTM pretende, com isto, acelerar a implantação do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, com apoio de todas as entidades filiadas (Federações e Sindicatos).
“A CNTM está presente em todas as lutas em defesa da categoria metalúrgica. Daí a importância deste evento nacional. A discussão conjunta dos problemas, tanto do lado do capital quanto do trabalho, é importante tanto para a indústria como para os trabalhadores, pois abre a possibilidade de encaminhamento de conflitos, geração de emprego, melhores salários, condições de vida e de trabalho, o que fortalece a noção de cidadania”, afirma Eleno Bezerra, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical.
Cada evento vai discutir os problemas da indústria e suas dificuldades. “Queremos ouvir os empresários pois, desta forma, fica mais fácil fazermos uma agenda para o desenvolvimento do setor metalúrgico a ser levada para o governo”, afirma Eleno.
Agenda dos Seminários
Dias 26 e 27 de JUNHO (terça e quarta-feira), em Manaus/AM – (setor Eletroeletrônico)
Dias 26 e 27 de JULHO (quinta e sexta-feira), em Ouro Branco/MG – (setor Siderúrgico) – Este evento contará com a presença de metalúrgicos americanos ligados à Gerdau
Dias 2 e 3 de AGOSTO (quinta e sexta-feira), em Curitiba/PR – (setor Automotivo)
Dias 22 e 23 de AGOSTO (quarta e quinta-feira), em São Paulo – (autopeças, Máquinas e Equipamentos)
Participantes: Os eventos contarão com a presença de sindicalistas, representantes de entidades patronais e técnicos do BNDES.
Empresários: o representante empresarial deverá expor o panorama de seu setor – problemas, dificuldades – e levantar outras questões que achar conveniente.
BNDES: um especialista do banco irá discorrer sobre o assunto objeto daquele seminário. Após sua apresentação, os participantes terão a oportunidade de formular questões.
Sindicalistas: os representantes sindicais receberão, como material de apoio, textos desenvolvidos pela Subseção do DIEESE na CNTM. Estes textos abordam, separadamente, os cinco segmentos focalizados e alguns esclarecimentos sobre o Contrato Coletivo Nacional de Trabalho. De posse deste material, e já tendo assistido às duas palestras (a empresarial e a do BNDES), os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir formas de organizar a categoria para o Contrato Coletivo Nacional de Trabalho.
Temas de debates
Primeiro Tema: Relações entre Capital e Trabalho — Relações Sindicais — Reestruturação Produtiva e a Saúde do Trabalhador.
Segundo Tema: Organização do Complexo Metal-Mecânico por Ramo de Atividade —Estratégias para a implantação do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho.
MAIS INFORMAÇÕES:
Eleno Bezerra – (11) 9601-9511/ 3388-1003
Presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Assessoria de Imprensa:
Débora Gonçalves – 3388-1062/ 9646-0449
Rivaldo Chinem – 3388-1190
Val Gomes – 3388-1060
Fonte: Assessoria de Imprensa CNTM