Organizações sindicais internacionais e brasileiras exigem que a preparação
para os eventos esportivos sigam as normas elementares da
Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Rio de Janeiro, 28 de março 2011 – Centenas de pessoas se reunirão na entrada do Ginásio do Maracanãzinho no dia 1º de abril, para pedir trabalho decente na Copa do Mundo de 2014. Será o lançamento de uma campanha internacional liderada por organizações sindicais, ONGs e movimentos sociais internacionais e brasileiros. O evento contará ainda com a presença de representantes do governo do Brasil, das Nações Unidas e da FIFA.
A Campanha por Trabalho Decente na Copa do Mundo de 2014 é liderada pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM), uma organização que reúne dezenas de sindicatos no mundo inteiro e da campanha PLAYFAIR, que conta com o apoio da Confederação Sindical das Américas (CSA) e suas afiliadas brasileiras: Força Sindical, CUT e UGT.
A iniciativa quer garantir que a preparação e organização da Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil sigam os princípios elementares de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Um outro objetivo é defender que os benefícios de sediar um mega evento esportivo não fiquem restritos a um número pequeno de brasileiros, mas que atinjam a todos.
No dia 31 de março está programada uma conferencia com a presença do movimento sindical brasileiro junto com organizações internacionais que se mobilizaram durante outras edições dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo na África do Sul, China, Grécia, assim como para Londres 2012. Será uma oportunidade para trocar informações e experiências que podem ser aplicadas agora no Brasil.
O programa das atividades podem ser vistos em:
www.csa-csi.org/PT_DecentWork Campaign_Launch.doc
Ato de lançamento: 1º de Abril – Ginásio do Maracanãzinho, RJ – a partir das 9h
Conferência Trabalho Decente na Copa: 31 de Março – Hotel Windsor Guanabara, Av. Presidente Vargas, 392 – RJ