Campanha Salarial: Sindicato realiza passeata na Anchieta

passeata
Passeata pela Via Anchieta – foto Paulo Segura

Mais de seis mil metalúrgicos, de diversas fábricas das regiões leste e sudeste da capital, participaram, nesta segunda-feira (29), de mais uma grande assembleia de mobilização da Campanha Salarial 2016 organizada pelo Sindicato. Os trabalhadores se concentraram em frente à empresa Máquinas Piratininga/Delga e, depois, seguiram em passeata pela Via Anchieta, do km 12,5 ao km 13, fizeram o retorno sentido capital e encerraram a manifestação em frente à fábrica de elevadores ThyssenKrupp.

Miguel Torres, presidente do Sindicato e da CNTM, liderou a mobilização, que visa fortalecer a participação da categoria na Campanha Salarial em busca da manutenção das conquistas sociais da Convenção Coletiva e do reajuste salarial digno para todos os metalúrgicos. A data-base é 1º de novembro.

“Estamos passando por uma crise muito forte e sofrendo o maior ataque aos nossos direitos, pelo setor empesarial, que está se aproveitando deste momento para propor uma reforma trabalhista para tirar direitos. Temos que lutar, nos manifestar para impedir esta ação. Se querem tirar direitos na CLT imagina cm a nossa convenção coletiva. Temos que mostrar nossa unidade e disposição de luta”, disse Miguel Torres, acrescentando: “precisamos de medidas para enfrentar essa crise. Fizemos o projeto de renovação da frota, que vai melhorar os investimentos, o meio ambiente, melhorar a produção e gerar milhões de empregos em toda a cadeia produtiva”.

miguel-assembleia.
Assembleia em frente à Máquinas Piratininga

via

elessudeste
Miguel Torres e Arakém à frente da passeata

O secretário-geral do Sindicato, Arakém, destacou a iniciativa do presidente Miguel Torres de antecipar a campanha salarial para “que a gente tenha mais tempo para negociar e fazer um bom acordo”. Segundo ele, “tudo o que os trabalhadores têm garantido hoje veio da luta da classe trabalhadora. Nada veio de graça. A maior parte da riqueza do país está nas mãos de uma minoria, pra mudar isso, só com a participação popular”, disse.

miguelito

A mobilização foi organizada pelos diretores Adriano Lateri, Celso Bombeirinho, Josias, José Luiz, Mixirica, Maurício Forte, Mala, Nelson, Ninja, Rubens e Yara e os coordenadores Noel e Mazutti.

Diretores-mala-adri-ninja-yara-arak-mixirica.
Diretores Mala, Adriano Lateri, Ninja, Yara, Arakém (secretário-geral) e Mixirica
diretores-mazuti-rubens-josias-nelson-mauricio.
Coordenador Mazuti, diretores Rubens, Josias, Nelson e Maurício Forte

Diretor Nelson: “Vamos seguir mobilizados até a vitória”.
Josias: “Antecipar a campanha salarial e defender a renovação da frota são alternativas para o enfrentamento da crise”.
Mixirica: “Firmes na luta, companheiros!”
Bombeirinho: “Vamos pra rua, porque depois que tiram direito ele não volta mais.”
Maurício Forte: “É importante participar das assembleias salariais para fortalecer a luta.”
Rubens: “Hoje é um dia de luta pelos direitos”.
Ninja: “Estamos antecipando a campanha salarial para garantir nosso dissídio coletivo.”
Adriano Lateri: “Nosso objetivo é a unidade e mostrar que não aceitaremos perder nossos direitos.”
Yara: “Nossa luta vem de muitos anos e precisamos continuar a mobilização”.
Mala:
“Nossos direitos e nossa aposentadoria estão sendo ameaçados. Não podemos aceitar que o trabalhador tenha uma idade mínima de 65 anos pra aposentar”.
Mazuti (coordenador) : “O trabalhador é o mais importante nesta campanha, mas precisa participar”.
Noel (coordenador): “Com unidade e junto com o Sindicato e a diretoria nesta luta vamos vencer”.