O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga hoje os dados da inflação acumulada nos 12 meses de 2016. O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) verificado ente janeiro e dezembro do ano passado será utilizado para corrigir as aposentadorias do INSS maiores do que o mínimo.
O índice aplicado nos benefícios neste ano deve ser inferior ao do ano passado, de 11,28%. De janeiro a novembro de 2016, o INPC acumulou alta de 6,43%. A previsão do governo é que a inflação feche o ano com elevação de 6,74%.
Os benefícios corrigidos começam a ser depositados para os aposentados e pensionistas a partir do dia 1º de fevereiro, para quem recebe acima do piso.
A aposentadoria de quem recebia o salário mínimo em 2016 subirá de R$ 880 para R$ 937 neste ano, um reajuste de 6,48%. O índice dessa correção é diferente do aplicado nas aposentadorias maiores e é definido por decreto presidencial. Essa é a primeira vez, após 13 ano, que o mínimo terá um reajuste inferior à inflação. No ano passado, o reajuste do piso nacional foi de 11,67%.
Os segurados que ganham o piso começam a receber o novo beneficio a partir do dia 25 de janeiro. (LSA)