Na próxima segunda-feira, dia 12, a Força Sindical dará início ao seu 8º Congresso Nacional, que acontecerá em Praia Grande, no litoral de São Paulo, e cujo encerramento se dará na quarta-feira, 14.
Cerca de três mil dirigentes forcistas, de todas as regiões do Brasil, representando as mais diversas categorias profissionais, estarão reunidos para discutirmos, em grupos de trabalho, nossa atuação para os próximos quatro anos, políticas de incentivo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento do País, com justiça social, geração e manutenção dos empregos, distribuição de renda, igualdade de oportunidades, participação social e democracia. Em seguida, as propostas formuladas pelos grupos serão apresentadas e, após votadas, as aprovadas passarão a fazer parte do planejamento de lutas da central. Delegações com sindicalistas de vários países também participarão desse grande evento.
Claro que não poderíamos deixar de debater o atual momento de crises econômica, política e social no País. Nem nos furtarmos de tecer ações voltadas à defesa dos direitos dos trabalhadores – principalmente no que se refere às propostas de reformas trabalhista e previdenciária do governo –, à situação econômica do País e aos temas referentes à política nacional, além de buscar a autorregulamentação sindical e a normatização definitiva do sistema de financiamento das entidades sindicais.
Nosso Congresso não poderia acontecer em outro momento que não este que o País vem atravessando, de crises sem precedentes. Nesse evento vamos aprimorar a ação da Central na luta por um Brasil digno, democrático e com justiça social. Um País onde todos tenham acesso à saúde, à educação, ao emprego, à moradia, e onde os direitos dos trabalhadores, conquistados com muita luta ao longo dos anos, sejam mantidos e respeitados.
Nosso objetivo é sair ainda mais fortalecidos deste 8º Congresso. A nossa luta por um País mais igualitário e justo socialmente deverá ser intensificada até que façamos do Brasil o País que todos os brasileiros almejam. Até o Congresso!
Paulo Pereira da Silva – Paulinho
Presidente da Força Sindical e deputado federal