O Seminário de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que começa nesta quinta-feira (20) e termina sexta-feira (21), no Tribunal Superior do Trabalho, já conta com cerca de 900 inscritos. O evento faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e reunirá especialistas no tema para discutir causas, consequências e medidas preventivas concretas para diminuir o elevado número de acidentes relacionados ao trabalho que ocorrem anualmente no País. O seminário será integralmente transmitido, ao vivo, pela Internet, no site do TST.
A programação conta com a participação de representantes do segmento empresarial, médicos, juízes, especialistas em segurança e saúde no trabalho e acadêmicos. A programação, segundo o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, foi “cuidadosamente elaborada para reunir os principais estudiosos do tema nas suas várias vertentes”, diante da complexidade da matéria e de seu caráter interdisciplinar.
Entre os tópicos que serão tratados estão a causalidade dos acidentes, suas múltiplas repercussões, a gestão de risco nas organizações, as tutelas judiciais de prevenção, a atuação das instituições públicas e as experiências e políticas de sucesso adotadas para enfrentar o problema. “O seminário representa a mudança de postura da Justiça do Trabalho perante o tema, no sentido de um trabalho conjunto e colaborativo das instituições públicas e privadas rumo à higidez do ambiente de trabalho no Brasil”, afirma Dalazen.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no hot site do Seminário.
(Carmem Feijó e Augusto Fontenele)