Cerca de 30 companheiros estiveram presentes à 2ª reunião do Departamento de Memória Sindical, realizada no dia 9 de dezembro, e coordenada pelo diretor José Francisco Campos que, na abertura do encontro, ressaltou que sem os metalúrgicos o mundo sindical é muito carente.
“Vamos no ano que vem celebrar 80 anos de lutas e conquistas e, aqui, temos a gratificação de encontrar experientes companheiros que fizeram e fazem parte desta bonita página de nossa história em defesa da classe trabalhadora”, diz Campos.
Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM, afirmou que é uma imensa satisfação participar deste encontro.
“Queremos que o departamento de Memória Sindical realize dois grandes eventos em 2012, para valorizar a nossa história e mostrar às novas gerações que os direitos que eles têm agora são fruto de muita luta, greve, resistência à repressão e muito sacrifício”, salienta Miguel.
O evento foi prestigiado também pelo vice-presidente do Sindicato, Eufrozino Pereira, e pelos diretores Ortiz e Xepa, além de coordenadores, assessores e funcionários.
Os participantes deram emocionantes depoimentos sobre alguns fatos vividos nas lutas sindicais, assistiram o vídeo do primeiro encontro (realizado no dia 11 de novembro de 2011) e aprovaram a decisão de continuar este tipo de atividade.
“Os companheiros trouxeram fotos e jornais antigos que retratam a luta metalúrgica para o nosso futuro acervo digital. Agradeço a presença de todos, com a certeza de que teremos um número cada vez maior de pessoas nos próximos encontros. Vamos reconstituir a nossa história, que é linda demais”, finaliza Campos.
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes