Comissão discute reivindicações dos peões da construção pesada

Luís Carlos de Oliveira

Miguel Torres e Paulinho na mesa de negociação

Dirigentes da Força Sindical participaram nesta quarta-feira (14), no Palácio do Planalto, de uma nova reunião do grupo tripartite de negociação da Construção Pesada.

Entre os presentes estavam o presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, e o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, além do diretor do Sindicato Luís Carlos de Oliveira.

“Reafirmamos nossas propostas para o processo de recrutamento, formação e qualificação profissional e saúde e segurança nos canteiros de obra”, disse Miguel Torres, vice-presidente da Força Sindical.

Foi debatido o documento elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) contendo as reivindicações dos trabalhadores. O grupo tripartite foi formado após a eclosão de greves, em vários canteiros de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no País, contra as péssimas condições de trabalho e maus tratos.

O grupo é integrado por representantes das Centrais Sindicais, ministro Gilberto carvalho, da Secretaria-geral da Presidência da República, do Sindicato Nacional da Construção Pesada, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e do Ministério do Trabalho, José Feijóo (assessor da Casa Civil).

Um dos temas acertados foi a representação no local de trabalho, com garantia de cumprimento de mandato. Foi fechado um acordo que abre a possibilidade de representação no local de trabalho, qualificação profissional, melhoria das condições de trabalho e negociação coletiva.