Fortaleza (CE): Trabalhadores debatem pauta unificada nos estádios da Copa

Entrevista coletiva sobre a campanha salarial 2012 será sexta-feira, às 14h, no SINTEPAV, em Fortaleza

O SINTEPAV-CE reúne em Fortaleza entidades da construção para debater a Pauta Unificada e mobilizações nas obras da Copa em 2012 Declaração de São Paulo, assinada por sindicatos das cidades-sede da Copa em novembro de 2011 sintetiza as demandas e já é utilizada regionalmente: a reunião também servirá para lançar a pauta de negociação coletiva no Ceará.


Diretor Jeffferson participa da reunião junto
com representantes da Força Sindical

Sindicatos e federações sindicais da construção, incluindo organizações que representam os trabalhadores das cidades-sede da Copa estão reunidos nesta sexta-feira, dia 10, em Fortaleza, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada (SINTEPAV-CE), para consolidar encaminhamentos sobre a Pauta Unificada dos trabalhadores da construção e debater sobre as mobilizações no setor para o ano de 2012.

A pauta unificada tem como origem a Declaração de São Paulo, que foi apresentada ao conjunto da sociedade após a reunião realizada pelos sindicatos que participam da Campanha por Trabalho Decente antes e depois de 2014, articulada pela Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), e tem como objetivo apontar reivindicações dos trabalhadores para garantir Trabalho Decente – um conceito da Organização internacional do trabalho, a OIT – nas obras da Copa de 2014.

Os sindicatos já promovem ações relacionadas às reivindicações de forma regional e agora se organizam para ações nacionais.
A Campanha por Trabalho Decente na Copa do Mundo no Brasil faz parte de uma estratégia já desenvolvida junto aos sindicatos do setor da construção sul-africanos e implicou em 26 mobilizações no período que antecedeu os jogos de 2010 na África do Sul, entre elas uma greve nacional.
Após a conferência, a delegação seguirá para uma visita às obras do Estádio Castelão.

Sobre a ICM: A ICM (Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira) é uma federação sindical global que agrupa sindicatos livres e democráticos, membros dos setores de construção, materiais de construção, de madeira, silvicultura e sectores conexos.  A ICM tem 328 sindicatos que representam cerca de 12 milhões de membros em 130 países. A sede fica em Genebra, na Suíça. Tem escritórios regionais e escritórios de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Chile, Curaçao, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru e Brasil.

FONTE: Assessoria de imprensa da Força Sindical CE