Plenária define participação dos transportes no “Dia do Basta!”

Agência Sindical

Dirigentes dos setores de transporte rodoviário de cargas e passageiros, condutores, metroviários e ferroviários realizam nesta quinta (2) plenária para decidir sobre a participação nas manifestações em 10 de agosto, o chamado “Dia do Basta!”.

Segundo o presidente da Nova Central – SP, Luiz Gonçalves (Luizinho), disse à Agência Sindical, “os sindicalistas vão definir como serão as ações, mobilizações e atos da categoria”. Observa Luizinho: “Vamos nos organizar e saber quem vai paralisar. Quem não puder, irá se manifestar de alguma forma, seja com panfletos orientando a população. O importante é mostrar que a classe trabalhadora não aguenta o desemprego e os ataques que vem sofrendo”.

Metroviários – Wagner Fajardo, coordenador-geral do Sindicato dos Metroviários de SP, adianta: “Não devemos interromper a circulação de trens, mas faremos atividades nas estações, orientando a população antes e durante o ato do dia 10”.

Ferroviários – Eluiz Alves de Matos, presidente dos Ferroviários de São Paulo, diz que a categoria também vai participar do “Dia do Basta!”. “Estamos conversando com a nossa Central (UGT), para definir como será a participação. É difícil paralisar o transporte sobre trilhos. Mas iremos nos manifestar”, afirma.

A plenária do setor dos transportes será hoje (2), às 9 horas, no Sindicato dos Condutores de São Paulo (rua Pirapitingui, 75, Liberdade, SP).

São Paulo – Ocorrerão paralisações em locais de trabalho e panfletagens no metrô, terminais de ônibus e pontos de grande fluxo de pessoas. Às 10 horas, ato em frente à Fiesp denunciará o desemprego e as reformas neoliberais de Temer, que cortam direitos. Em pelo menos 15 Estados já estão confirmados atos e paralisações.